O Colágeno

Perda de Colágeno na Pele: 5 Dicas de Como Evitar

Atualizado em: 21/01/2020
Redação O Colágeno

Conheça alguns hábitos nocivos à saúde e que também aceleram a perda de colágeno na pele, natural após determinada idade, e descubra quais são os bons hábitos.

Você sabe que a perda de colágeno da pele começa a partir dos 30 anos? Pois é, cerca de 1% a cada ano.

Por ser responsável pela firmeza e sustentação da pele, a perda dessa substância ocasiona flacidez e o surgimentos de rugas e linhas de expressão, principalmente no rosto.

Por isso, são essenciais que os cuidados aconteçam desde cedo. Conhecer hábitos para evitar essa perda e as técnicas em estética que ajudam são essenciais para o cuidado com a pele.

Aliás, isso é fundamental para quem trabalha na área. Graças às facilidades da internet, profissionais e qualquer pessoa interessada no assunto pode contar com cursos online com certificado e também com espaços destinados a proporcionar esse conhecimento, como nosso blog.

Agora vamos ao que interessa: quais hábitos aceleram a perda de colágeno e o que você deve fazer para ajudar a retardar esse processo.

Hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele e como evitá-los

Vários fatores contribuem para a aceleração da perda de colágeno pela pele. Dietas restritivas são um exemplo, assim como não estimular a produção da proteína por meio de produtos dermatológicos.

No entanto, apesar de ser um processo natural e de não haver formas de evitar, há como retardá-lo. Quer ver?

1. Cuide de sua alimentação

O cuidado com a alimentação é essencial por motivos diversos, inclusive, para retardar o processo de perda de colágeno.

O principal vilão é o açúcar, que se consumido em excesso, além de promover o aumento de peso, acelera o envelhecimento e favorece a perda de elasticidade.

Mas há uma boa notícia: alguns alimentos ajudam na formação de colágeno. Quer saber quais? Frutas cítricas, aveia, beterraba, tomate, vegetais verde-escuros e os de tom laranja, carnes e ovos são alguns.

2. Evite o cigarro

Entre os tantos malefícios do cigarro, está a sua contribuição na formação de radicais livres, que atingem diretamente as fibras de colágeno (também de elastina) da camada mais profunda da pele e impede a formação de novas. Isso provoca o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e marcas de expressão.

3. Não esqueça o protetor solar (e nem a reposição)

A radiação solar é um grave problema para a pele, pois destrói as fibras de colágeno. Por isso, é essencial o uso de protetor solar todos os dias (mínimo proteção 30).

Mas não é só isso: é preciso utilizá-lo, inclusive, em dias nublados e em ambientes fechados. Além disso, não esquecer de repor sempre que estiver na piscina ou praia.

4. Beba muita água

Uma pele não hidratada abre as portas para que os radicais livres ajam sobre o colágeno. Por isso, e por outros benefícios à saúde, é que existe a indicação que se beba, pelo menos, dois litros de água diariamente.

5. Use dermocosméticos

Os cosméticos dermatológicos são indicados para incentivar a produção de colágeno. Para isso, é ideal que um dermatologista seja consultado, assim pode indicar o melhor produto para cada tipo de pele.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e que as use para a vida. Lembre-se que você pode aprender mais sobre o tema com cursos online, dicas do blog e outros.

Conte-nos suas impressões sobre o assunto nos comentários – ou tire suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados O Colágeno - 2019. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo contido no site O Colágeno sem expressa autorização prévia. Site desenvolvido por WEBK Marketing Digital e Consultoria SEO.

heartrefresh