O Colágeno

Colágeno Hidrolisado e Seus Benefícios Para Beleza e Saúde

Atualizado em 31/01/2019
O colágeno hidrolisado é talvez o mais famoso entre as mulheres que buscam um auxílio tanto para seus cabelos, quanto para pele e unhas. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre este tipo de colágeno que está bem na moda.
colageno-hidrolisado-guia-de-produtos-e-tudo-sobre-o-colageno-hidrolisado

Colágeno hidrolisado

Estima-se que até um terço da proteína do organismo seja colágeno. A substância é fundamental principalmente para manter a pele firme.

O grande problema é que a sua produção começa a diminuir a partir dos 30 anos e se agrava aos 50. É graças a essa diminuição, por exemplo, que a pele adquire flacidez.

Para isso, o colágeno hidrolisado surgiu como uma alternativa em forma de suplemento alimentar.

Seja em cápsulas ou em pó, repor o colágeno pode ser uma ótima alternativa à pele. Contudo, como qualquer suplemento alimentar, é preciso ter cuidado. Como é feito o produto? Quem pode tomar? Quais os seus benefícios e efeitos colaterais?

Neste artigo você poderá esclarecer essas e outras dúvidas mais frequentes!

O que é o colágeno hidrolisado?

Em primeiro lugar, antes de entender o que é e para que serve o suplemento alimentar da substância, é preciso entendê-la em sua forma natural.

O colágeno é considerado uma proteína que possui mais de 3 mil aminoácidos. Entre as suas principais funções está a sustentação da pele.

Para se ter ideia, 75% da pele é formada pela substância natural. Ao todo, são mais de 20 tipos distintos encontrados no organismo.

A sua forma, inclusive, varia conforme a sua atuação. Enquanto que nos tendões ele se apresenta como fibras, nos tecidos está em gel.

A sua função é importante não apenas para a pele, mas também para a proteção geral dos músculos e ossos. A proteína é a responsável pela manutenção das células unidas e também firmes, o que, de fato, reflete-se na pele.

Porém, isso é importante também para proteger músculos, ligamentos e tendões.

Benefícios do colágeno hidrolisado

Agora que você o conhece melhor, veja os seus principais benefícios do colágeno hidrolisado listados abaixo:

  • Previne a celulite;
  • Fortalece unhas e cabelos;
  • Aumenta a hidratação da pele;
  • Previne e trata a flacidez;
  • Aumenta a firmeza e elasticidade da pele;
  • Previne o envelhecimento precoce.

Como acontece a sua perda?

De acordo com estudos, a produção de colágeno diminui ao longo da vida. Normalmente, por um processo natural de envelhecimento, essa diminuição se inicia logo a partir dos 30 anos.

Entretanto, é possível que se perca 1% da proteína ao ano já aos 25.

Nas mulheres, a menopausa, por volta dos 50 anos, é um dos fatores que aumentam a sua perda. Ainda, há hábitos que podem acelerar essa perda:

  • Má alimentação;
  • Exposição excessiva ao sol;
  • Tabagismo;
  • Bebida alcoólica.

Assim, é preciso entender que mesmo sendo uma perda natural, manter hábitos saudáveis podem prevenir esse acontecimento de forma precoce.

Colágeno hidrolisado: o que é e para que serve?

Agora, portanto, é possível entender o que é o colágeno hidrolisado. O suplemento é produzido normalmente com ossos e cartilagem bovina. A sua grande função é estimular que o corpo produza um novo colágeno, principalmente a partir dos 30 anos.

O suplemento costuma ser encontrado em pó, quando é misturado à água, ou em cápsulas. Indivíduos que fumam ou passam muito tempo expostos ao sol, como trabalhadores de rua, podem fazer o seu uso ainda antes de completar 30 anos.

Atualmente, como se tornou mais popular, ele pode estar presente também em barras de cereais, água aromatizadas e até mesmo na granola.

A sua composição é de 90% de proteína. Além dela, o restante é 8% de água e 2% de sais minerais. Uma das vantagens é que não apresenta gordura, carboidratos ou colesterol.

A substância passa por um processo de hidrólise - por isso hidrolisado. Isso quer dizer que a água é responsável pela quebra das moléculas de proteína.

É devido a esse processo e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o considera um produto comestível e libera o seu consumo.

Quando consumir colágeno hidrolisado?

Quando a diminuição dessa proteína começar a afetar o seu corpo, você certamente perceberá alguns dos sintomas a seguir:

  • Enfraquecimento dos fios de cabelo e das unhas;
  • Perda de brilho dos fios;
  • Aumento da flacidez na pele;
  • Rugas e linhas de expressão no rosto;
  • Falta de brilho e hidratação na pele;
  • Estrias;
  • Celulite.

A falta da proteína causa principalmente um aspecto envelhecido na pele. Por isso, muitas pessoas se dão conta disso somente quando passam dos 50 anos, mas a sua perda inicia, sim, ainda antes.

Colágeno hidrolisado: como tomar?

Para que a reposição da substância tenha o efeito correto, é preciso saber como tomar o colágeno hidrolisado. Assim como a dose abaixo do recomendado pode não ter resultado, a dose acima pode apresentar efeitos colaterais.

Recomenda-se que se consuma diariamente 10g do produto. O mais comum é que ele seja consumido durante alguma refeição, seja antes ou depois.

Em alguns casos indica-se a reposição de vitamina C junto ao colágeno hidrolisado. A combinação entre ambos é benéfico, por isso você pode diluir o colágeno em um suco de laranja, por exemplo.

Formas de consumo

Como você leu anteriormente, hoje em dia a proteína pode ser encontrada de diversas formas. Confira as principais:

Colágeno em Pó: essa é a sua forma de consumo mais comum. Além de todos os benefícios esperados contra a flacidez, ainda aumenta a sensação de saciedade.

Ele pode ser diluído na água, sucos e outros alimentos. A dose mínima diária indicada é de 8g, enquanto que a máxima é 10g.

Colágeno em Cápsulas: essa é uma das formas mais comuns e antigas. Surgiu como uma alternativa ao pó, porém, para ter o efeito esperado, exige um consumo de até 12 cápsulas diárias.

Águas aromatizadas: atualmente está se tornando mais comum. A concentração de uma garrafa de 500 a 750 ml costuma ter uma concentração da substância de 300 a 360 ml.

Colágeno em Balas: o colágeno hidrolisado vem sendo encontrado também em balas. Nesse caso, cada unidade possui apenas cerca de 1,5g.

Efeitos colaterais

Embora o colágeno seja uma substância natural, o colágeno hidrolisado não é produzido espontaneamente pelo organismo. Por isso, é importante considerar que pode apresentar efeitos colaterais.

Reações alérgicas, azia e até mesmo a sensação de peso e inchaço podem estar entre esses efeitos.

O indicado é sempre ler a composição completa do suplemento. Se o indivíduo possuir reação alérgica a qualquer um dos componentes, o consumo é contraindicado.

Ainda, caso os efeitos colaterais persistam, deve-se consultar um médico.

Colágeno hidrolisado emagrece?

Muito se fala se o colágeno hidrolisado emagrece ou não. Na verdade, esse emagrecimento não acontece de forma direta, mas através de outros estímulos que a substância oferece.

Ingerir o suplemento é também uma forma de melhorar as articulações. Dessa forma, quem pratica exercício físico, principalmente buscando a perda de peso, acaba especialmente beneficiado.

Estudos indicam que o seu consumo ao longo de cerca de 3 meses aumenta a mobilidade e facilita a movimentação dos joelhos e quadris.

Além disso, essa proteína está associada à saciedade, como citado anteriormente. O que acontece é que ao consumi-la em forma de pó diluída em líquido, isso preenche o estômago. Assim, a fome demora a surgiu novamente.

Entretanto, é preciso ter cautela: o colágeno em sua forma hidrolisada não tem como objetivo esse fim. Por isso, é aconselhado não o consumir apenas para perder peso.

Tratamento para artrose com o colágeno

Um dos benefícios do colágeno hidrolisado, como você viu acima, é para os músculos e articulações.

Dessa forma, ele é usualmente indicado para o tratamento de artrose, doença em que ocorre a degeneração das cartilagens de regiões como joelhos, quadris, mãos e coluna.

O suplemento auxilia no estímulo para que novas células sejam produzidas nas articulações. Assim, fortalece-se a cartilagem e a aumenta a mobilidade do indivíduo. Além de tudo, minimiza os sintomas da doença, que inclui fortes dores locais.

O produto ainda é utilizado para tratar a osteoporose. Esses benefícios são comprovados em estudos pelo mundo todo.

Colágeno hidrolisado tipo 3 e 1

É importante salientar que não há apenas um tipo de colágeno hidrolisado. Ao contrário disso, há os tipos 1, 2 e 3, sendo o 1 e 3 os mais conhecidos e utilizados. Para entender melhor cada um deles, fique atento à explicação a seguir!

Tipo 1: formado por hidrólise (quebra da proteína em moléculas menores) e é o melhor absorvido pelo organismo. Recomendado para os seguintes casos:

  • Aumentar a firmeza da pele;
  • Fortalecer as articulações, unhas e cabelos;
  • Previne úlceras gástricas;
  • Previne e tratar doenças relacionadas às articulações.

Tipo 2: esse surge a partir de um processo não enzimático. Nesse caso, ele não realiza a hidrólise. Ele é indicado para a osteoartrite e artrite reumatóide.

Tipo 3: é chamado também de Pepto Colágeno. Ele é altamente hidrolisado, potencializando os benefícios já conhecidos nesse caso.

Colágeno hidrolisado: qual escolher

Escolher a melhor marca para consumir o colágeno hidrolisado pode fazer toda a diferença no seu uso. Para facilitar a sua escolha, listamos cinco marcas que se destacaram em 2018:

Colagentek Sortido

O produto é vendido em forma de sachês (pó) e pronto para ser diluído. Uma das vantagens é a sua variedade de sabores, que agrada quem o consome junto às refeições, por exemplo.

Os resultados não demoram a serem visualizados. A caixa com 30 unidades pode ser encontrada online com valores que variam de R$ 60 a R$ 90.

Kit Naara Beauty Drink 270g 4 Potes

Ele contém Verisol, um tipo de colágeno que atua diretamente na derme, melhorando a elasticidade da pele, agindo de forma eficaz nas rugas do rosto e na celulite corporal.

Também é vendido em cápsulas e é muito indicado para quem deseja mais hidratação e elasticidade à pele, além de unhas e cabelos fortalecidos.

Embalagens de concentrado com 30 cápsulas podem ser compradas na internet por cerca de R$ 159 na internet.

Colágeno Newnutrition 1 kg

Colágeno hidrolisado em pó, mas ainda vai além! A sua fórmula é rica em nutrientes como vitaminas do complexo A, C e E, ferro, zinco entre outros.

É vendido em diversos sabores em pacote de 1kg. Pode ser encontrado online com preços entre R$ 80 e R$ 100.

Colágeno Hidrolisado Puro 1kg Intlab

Esse tem um diferencial importante, é um produto de colágeno puro, sem conservantes e corantes. Você ingere como quiser, junto com bebida ou com o alimento.

Cada porção de 11g tem cerca de 10g de proteína. Embalagem supereconômica que rende 91 porções você compra na internet por cerca de R$99.

Creme de Massagem Juvefirm Pegolia PRO Deo Corporal Colágeno 1kg

Par uma massagem relaxante e que contribua com colágeno para a saúde da sua pele, o Juvefirm Pegolia PRO da famosa marca Anna Pegova é uma ótima opção.

Você compra na internet com preço variando de R$175 a R$215.

Colágeno Hidrolisado Clinical-Skin, da Body Action

Sendo um dos mais vendidos no mercado, esse colágeno, como o próprio nome "Skin" já adianta, é voltado para a saúde da pele.

Além de prometer um aspecto mais jovem e saudável, também possui capacidade para fortalecer as unhas e cabelos.

Pelos seus benefícios e atuações, pode ser considerado um dos melhores produtos no mercado considerando o seu custo-benefício.

A sua composição conta com vitaminas A, C, E e ainda o Selênio. Esses compostos atuam no combate aos radicais livres, que danificam células saudáveis e causam o envelhecimento da pele e até mesmo o câncer.

Compre na internet, 300 g do produto são vendidas entre R$ 45 e R$ 50.

Colágeno hidrolisado funciona mesmo?

A grande questão para muitas pessoas é se a suplementação alimentar do colágeno em hidrólise é realmente eficaz. O que se pode afirmar é que ele é, na verdade, um grande conjunto de aminoácidos que formam uma proteína.

Esses mesmos aminoácidos pode ser encontrados em diversos alimentos, desde carnes até produtos como queijo e leite.

Quando consumidos pelo organismo através de uma dieta específica e bem regulada, esses aminoácidos também são capazes de estimular a produção natural de colágeno

É por isso, portanto, que muitos especialistas discutem se é realmente necessário consumir suplementos alimentares para que se possa atingir a pele positivamente.

Por outro lado, é uma questão lógica o fato de que consumir em doses diárias o colágeno hidrolisado permite que o estímulo natural ao corpo seja potencializado.

Há inúmeros estudos ao redor do mundo que buscam comprovar essa eficácia, já que há inúmeros indícios do seu benefício à saúde.

O ideal é contar com um acompanhamento médico para receber a indicação adequada do consumo da substância.

Agora, então, você já conhece tudo sobre o colágeno hidrolisado e os seus principais benefícios para o corpo.

Desde a questão estética até a recuperação óssea, a substância age como uma aliada principalmente contra os sinais do envelhecimento. Consumida da maneira correta, pode fazer diferença à saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados O Colágeno - 2019. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo contido no site O Colágeno sem expressa autorização prévia. Site desenvolvido por WEB.2K Marketing Digital e Consultoria SEO.